segunda-feira, 10 de maio de 2010

essência

E então a já vivida senhora disse para a menina:
- Preste muita atenção no que eu vou lhe dizer: as pessoas são como rios. A água nunca é a mesma. Mas o mais importante é que a essência é, sim. Sempre a mesma.
- E o que é essência? - perguntou o rostinho inocente.
- A sua essência é tudo aquilo que você cultivou e não abriu mão desde que você veio ao mundo. É uma coisa dentro de nós que nos impede de fazer certas coisas e nos apoia a fazer outras. A sua essência é tudo aquilo que você aprendeu consigo mesma. A sua essência é você em essência. A sua essência não é o hábito que seu irmão te ensinou. Não é a mania do momento. Não é seu amigo, nem seu pai, nem sua prima. Sua essência é você e somente você. E quanto maior a sua essência, mais você é você mesma. Quanto menor sua essência, mais você é como os outros. Igual aos outros. Não queira ser igual à ninguém, pois no futuro isso fará a diferença. - respondeu a velha.
- Não entendi muito bem. - disse a jovem.
- Quando você tiver a minha idade, você entenderá o sentido de tudo o que eu te falei. Guarde isso sempre com você. - e, com um último suspiro, encontrou sua pura essência em seu descanso eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário